domingo, 8 de julho de 2012

CALA-TE, MULHER!

 ...permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a lei.Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja.


                      1 Coríntios 14:34-35

Hoje, muitos pastores e ministérios proíbem a mulher de exercer papel de autoridade na igreja, servindo-se da passagem bíblica acima para fundamentar essa proibição.
No entanto, devemos ter em mente que texto fora do contexto é pretexto para legitimar a heresia.”
Vejamos abaixo um estudo sucinto da Palavra o qual põe por terra esse raciocínio humano, e em última análise, fruto da sociedade machista na qual vivemos.


INTRODUÇÃO

O papel da mulher cristã na Igreja, no lar e na sociedade, é um dos assuntos mais discutidos nestes últimos dias.
Queiramos ou não, nós vivemos no século do progresso marcado pela chamada Revolução Feminina.
O avanço feminino no mundo dos negócios é visível a olho nu. A mulher já compete com o homem de igual para igual nas áreas de recursos humanos. Entretanto, mesmo para as mulheres que ocupam altos cargos profissionais, ainda é possível alcançar esses objetivos sem perder de vista as virtudes que Deus deu a mulher para ser mãe e edificadora do lar.
Hoje em dia, com o avanço da mão de obra feminina na sociedade, ainda é possível ser boa profissional, e ao mesmo tempo, ser boa mãe e boa dona de casa, traduzida como aquela que edifica com sabedoria o seu lar (Provérbios 14:1).


A MULHER CRISTÃ NA IGREJA

O Cristianismo é a única Religião que reconhece o grande valor que a mulher possui dentro da sociedade. Em outras grandes religiões como o Islamismo e o Hinduísmo, as mulheres não só são escravas e destituídas de muitos direitos, como também desvalorizadas. No Judaísmo Antigo e nos costumes orientais, a mulher era muito discriminada. No entanto, Jesus veio a resgatar a dignidade e o grande valor das mulheres. Se não, vejamos:_ Uma das grandes conquistas do Cristianismo foi resgatar o valor original da mulher, elevando-a a sua verdadeira condição diante de Deus. Enquanto, nas demais religiões, a mulher é vista como um ser inferior ao homem, o Espírito Santo declarou que homem e mulher são iguais diante de Deus.

Gálatas 3:28


_ O próprio Jesus possuía um grupo de mulheres que lhe serviam com os seus bens e lhe prestavam assistência.


Lucas8:1-3


_ Jesus quebrou o protocolo em diversas ocasiões, quando absolveu e justificou muitas mulheres discriminadas pela própria religião judaica. Vejamos: Foi tocado por uma mulher impura, e perdoou o seu pecado (Mt.9.19-22).
Aceitou ser beijado por uma mulher pecadora, e perdoou o seu pecado (Lc.7.36-48).
Conversou sozinho com uma mulher samaritana, e lhe ofereceu a vida eterna.
Rabino algum teria se “rebaixado” para instruir uma mulher, sobretudo uma mulher samaritana, como Jesus fez.                           Jo.4.6-42
Absolveu uma mulher pega em flagrante adultério, e a perdoou (Jo.8.1-11).
Quatro mulheres indignas fizeram parte da Genealogia de Jesus: Tamar, Raabe, Rute e Bate-Seba (Mt.1.3,5,6,16).
As mulheres foram as primeiras a verem Jesus Ressuscitado (Mt.28.1-10).
CONCLUSÃO

Muitos acusam Paulo de machismo, pelo fato de na passagem transcrita acima ele ordenar que “a mulher aprenda em silêncio”.
Na realidade, o contexto da passagem indica que havia algumas mulheres na igreja em Éfeso as quais queriam exercer autoridade sobre a Igreja, não respeitando a autoridade pastoral de Timóteo instituída por Deus, pelo fato dele ser muito novo (1 Tm.4.12).
A prova de que Paulo reconhecia a importância das mulheres na Igreja, está demonstrado nas seguintes passagens bíblicas:Rm 16:3-6,12; Fp4:3; II Tm 1:5; At 16:13-15 etc..
Que o Senhor possa continuar usando todas as mulheres cujo coração é totalmente dele, não só na edificação da Sua Obra, bem como na edificação de suas próprias casas. 
Nele.

Nenhum comentário: